Se tem algo que incomoda é fazer algum tipo de manutenção desnecessária no automóvel. Ainda mais se essa manutenção gerar gastos muito além do esperado.
Porém, também sabemos que a qualidade das estradas no país não ajuda muito a manter os veículos em bom estado.
Diante de toda essa situação, o que se questiona é: Quando é a hora de trocar o amortecedor?
Quais consequências de não trocar o amortecedor no tempo certo?
Se por acaso não trocar o amortecedor no tempo certo o carro vai apresentar algumas inconstâncias no funcionamento. Alguns desses problemas podem ser perigosos, pois podem ocasionar perda de controle do veículo e acidentes.
Então, vamos falar um pouco das consequências de adiar essa revisão importantíssima.
Perda de estabilidade nas curvas
Se os amortecedores ficam desgastados, o carro fica instável, principalmente nas curvas. Esse tipo de movimento ocorre pois o veículo fica mais solto, balança, aumenta a dificuldade de manter a direção constante. Ao frear e acelerar, o veículo acaba balançando bastante, gerando desconforto e insegurança.
Desgaste dos pneus
Peças defeituosas geram um efeito dominó no carro, uma vai estragando a outra, e gerando gastos ainda maiores.
Esse tipo de ação acontece porque uma peça com defeito sobrecarrega as outras que não tem. Acontece o mesmo com a suspensão.
Amortecedores sem ação fazem as rodas vibrarem mais, o que aumenta os desgastes dos pneus.
Barulho na suspensão
Se o amortecedor perde a pressão interna, significa que o tempo de vida dele está no fim. Sendo assim, se perceber que seu carro está fazendo barulhos ao passar por lombadas ou subir e descer rampas, provavelmente a hora de trocar o amortecedor já passou.
Vazamento de fluído
Carros que são mais altos e possuem um espaço entre o pneu e o para-lama, é possível visualizar o amortecedor. Olhe para ver se existe algum fluido viscoso como óleo ao redor dele. O ideal é não ter nada, o amortecedor deve estar sempre seco. Se perceber algum vazamento, está na hora de trocar.
QUAIS CAUSAS DOS PROBLEMAS EM AMORTECEDORES
Amortecedores são peças que desgastam ao longo do tempo, demandando a troca depois de perder a eficiência. Por este motivo, quanto mais os componentes trabalham antes vai acontecer a troca deles. O indicado é que dirija de maneira suave, evitar estradas de chão e passar por buracos e lombadas em velocidade reduzida, isso faz com que o tempo de vida útil aumente.
A suspensão é composta por diversas partes, se alguma dessas partes estiver comprometida e não for trocada imediatamente, ela vai sobrecarregar as outras peças, ocasionando danos nelas.
Fique atento a mudanças como barulhos estranhos, perda de estabilidade, trepidação e direção pesada. Esses geralmente são sintomas de que há algo errado com sua suspensão.
Outro fator importante a ser observado é para quem usa componentes fora da especificação do veículo, como molas para rebaixá-lo. Ao fazer a troca das molas do tamanho original por menores, os amortecedores vão trabalhar fora do centro, o que danifica em curto espaço de tempo por conta das batidas de final de curso.
Outro ponto é, manter em dia o alinhamento de direção e o balanceamento de rodas, não alterar geometria ou altura da suspensão e manter coxins e batentes em bom estado de conservação.
É importante lembrar que a partir de 40 mil km as revisões têm que ser periódicas para poder verificar as condições dos itens, como coxins e batentes.
Se necessitar de qualquer peça para o seu automóvel entrem em contato com a Ache Peças, e faça orçamento do que precisa. Trabalhamos com peças novas e usadas, de marcas nacionais e importadas. Solicite um orçamento com nosso setor de atendimento.