Manter os cuidados desse acessório é fundamental para evitar acidentes. Os erros mais comuns entre os motoristas são desconhecer o automóvel e não prevenir desgastes para se poupar de ter imprevistos nas vias de trânsito.
Para evitar esse prejuízo, é importante saber se as peças estão de acordo com o padrão estabelecido e dentro da validade. Caso não estejam, é necessário procurar as melhores peças usadas e novas para fazer a substituição e buscar um bom mecânico que faça o serviço de revisão e manutenção ideal.
Não é preciso muito empenho para deixar seu veículo “em forma”. Basta evitar cair no desleixo de fazer manutenções e reparos apenas quando ele dá prejuízo e praticar os cuidados essenciais que devemos ter para preservá-lo.
Calibragem
Os pneus perdem a pressão do ar à medida que dirigimos. Como ele é o único acessório que entra em contato direto com o solo, devemos lembrar de ajustá-lo com a quantidade correta de ar, pelo menos uma vez por semana e, caso você não saiba a calibragem adequada, é recomendado verificar a informação no manual do veículo.
Para calibrar em aparelhos digitais, basta digitar o número referente a pressão desejada no visor, inserir o bocal da mangueira no pneu do automóvel e aguardar o apito do equipamento indicando o término do processo. É ideal fazer o serviço com as rodas próximas à temperatura ambiente.
Alinhamento
Já sentiu seu carro puxar a direção para direita ou esquerda? Se sim, esse é um alerta de que é o momento urgente para fazer o alinhamento.
Esse serviço deve ser feito a cada 10 mil km e tem como objetivo o ajuste do ângulo das rodas, deixando-os paralelos entre si e alinhados ao volante. No entanto, se o motorista tiver dificuldade em conduzir o automóvel em linha reta numa via plana e perceber que um lado do acessório está mais desgastado que o outro, é necessário fazer reparos rapidamente.
Balanceamento
Se você sente que o volante treme e faz barulho quando a velocidade aumenta, é sinal de que seu carro precisa de balanceamento.
O procedimento consiste no equilíbrio do conjunto de pneus e rodas para evitar a trepidação do volante, reduzir as vibrações e evitar o desgaste do veículo. Assim como no alinhamento, é recomendado fazer o serviço a cada 10 mil quilômetros ou após a troca das rodas.
Cambagem
Quem nunca deixou o carro cair ao trafegar numa rua cheia de buracos? Esse incidente gera as temidas mudanças no ângulo dos pneus. Na cambagem é feita a regulagem da inclinação das rodas que facilitam no rolamento e conserto do empenamento.
Existem dois tipos que revelam que o veículo precisa de reajustes: positiva, quando os pneus estão voltados para dentro do carro, e negativa, quando eles se inclinam para fora. Mas, somente a cambagem nula é ideal e ocorre quando as rodas formam um ângulo reto.
4 motivos para realizar a manutenção preventiva do automóvel
Agora que você já sabe algumas dicas de preservação, não restam dúvidas de que é melhor se resguardar do que fazer os serviços com urgência e acabar pondo a vida em risco, ou com altos gastos financeiros. Confira a seguir os prejuízos de não cuidar regularmente dos do carro:
O desgaste leva a perda do veículo
Acredite, há muitos riscos em dirigir com pneus gastos. Com o uso diário, ele perde os canais de escoamento da água, fica liso e sem a capacidade de aderência ao solo. Em casos assim, é possível que o motorista perca o controle ao volante ao frear.
Se você perceber que a linha da roda está invisível, troque com urgência. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no manual de obtenção da CNH, é necessário “trocar quando o desgaste atingir a marca indicadora – TWI (Tread Wear Indicator), ou quando o sulco for inferior a 1,6 milímetros”. Abaixo disso, o automóvel perde a estabilidade.
Seu veículo pode aquaplanar
Dirigir com pneu careca em dias de chuva, nem pensar! O carro corre o risco de escapar do solo e sofrer aquaplanagem. Caso aconteça, é recomendado desacelerar e manter o volante firme para, quando terminar o fenômeno, resgatar o controle novamente.
Má calibragem gera instabilidade
Conheça a quantidade de ar ideal para calibrar! A baixa pressão acelera a deterioração das rodas permitindo que elas sofram danos com as falhas no solo e tornem as manobras lentas. Por outro lado, a alta pressão diminui a aderência no chão e gera atraso durante a freada.
Aumento no consumo do combustível
A falta de alinhamento gera o desgaste acelerado das rodas e exige esforço maior, portanto, o consumo do combustível fica mais elevado sem a devida manutenção.
Escolha a melhor peça automotiva e acessórios
Precisamos estar atentos às falhas e seguir todos os cuidados citados acima para garantir a vida útil do seu automóvel. Caso esteja no momento exato de trocar as peças, busque um mecânico que faça a manutenção correta e dê preferência a empresas que ofereçam produtos de boa qualidade. Na Ache Peças você encontra os elementos necessários para deixar o carro em ordem, com produtos ideais para aumentar o conforto e segurança dos passageiros.