O ar condicionado automotivo é uma comodidade muito usada pelos motoristas no Brasil, por se tratar de um país tropical com temperaturas muito elevadas. Porém, para manter esse equipamento sempre funcionando é necessário tomar alguns cuidados para garantir que a manutenção esteja sempre em dia.
Como cuidar do ar condicionado
Por ser um artigo quase indispensável nos carros no Brasil, o ar condicionado necessita de revisões rotineiras para não dar problema. Além de necessitar de revisão para o bom funcionamento, também é necessário por questões de saúde.
Para não ter nenhum contratempo com esse equipamento, iremos dar alguns passos necessários para não ficar sem o ar condicionado.
Faça uma limpeza anual
A limpeza de todos os componentes do ar condicionado é o mais simples e barato a ser feito de forma preventiva.
Ela é muito importante para sua saúde e da sua família, e também para evitar queima de combustíveis.
É recomendado que faça a limpeza anual. Mas, se começar a verificar alguma falha no funcionamento ou odor diferente, é melhor antecipar a manutenção.
Mantenha os componentes lubrificados
O ideal, mesmo que não for utilizar o ar condicionado, e que ligue ao menos uma vez por semana durante 10 minutos. Isso é importante para que o ar circule pelo mecanismo do aparelho, mantendo os componentes lubrificados.
Essa é uma forma mais simples e eficaz de manter a manutenção do seu ar e prolongar a vida dos componentes.
Troque o filtro quando necessário
O filtro de pólen é uma das peças mais importantes do ar condicionado. Tem a função de reduzir odores e evitar que partículas do ar externo entrem no veículo.
Ele pode ser limpo quando for feita a manutenção anual. Porém, às vezes, com o acúmulo de sujeira ele fica inutilizável.
Em média, o filtro tem que ser trocado a cada 20 mil km rodados. Porém, isso varia por conta da frequência de utilização do ar.
Quem pega a estrada com frequência e utiliza o ar, tem que trocar antes, por conta da quantidade de poeira. Nas grandes cidades a troca também tem que ser feita com mais frequência devido a poluição do ambiente.
Conheça os componentes
É importante ter um pouco de conhecimento sobre os componentes do ar condicionado para que se houver qualquer mudança você consiga identificar com antecedência.
O compressor é um dos componentes essenciais para o ar condicionado. O seu papel é comprimir o gás, fazendo com que a substância circule pelo sistema do carro. Esse processo ocorre várias vezes. Dessa forma, ao acumular resíduos no compressor, o funcionamento vai estar comprometido.
O compressor é o único sistema que conta com peças móveis no sistema de ar. Por isso, trocar o óleo lubrificante é parte indispensável para manter o funcionamento em dia.
Além de investir na manutenção periódica do compressor, não esqueça de fazer a manutenção preventiva de outros componentes, como válvulas de enchimento, filtro secador e mangueiras. Ao manter os itens bem cuidados e higienizados vai ajudar no cuidado com seu aparelho de ar condicionado e saúde das pessoas que o utilizam.
Quando fazer a manutenção do ar condicionado automotivo
Reponha o gás com frequência
Todo equipamento de ar automotivo conta com um gás refrigerante. É essa substância que circula pelo ambiente e faz ficar gelado.
Por conta disso, é necessário fazer a reposição a cada 3 anos.
É preciso entender também que a não utilização do ar não faz com que o gás dure mais tempo. Sem serem lubrificadas, as juntas de borracha que fazem parte do sistema sofrem ressecamento, comprometendo a vedação.
De maneira geral, é necessário fazer a limpeza do ar condicionado automotivo uma vez ao ano ou a cada 20 mil km. Mas, é importante ficar atento aos sinais que o aparelho lhe dá para corrigir possíveis problemas.
Entre eles, podemos citar odores estranhos, problemas respiratórios, barulhos, mau funcionamento. Iremos lhe indicar alguns dos principais problemas de um ar automotivo.
Preste atenção aos cheiros
Por muitas vezes, quando liga o aparelho pode apresentar um cheiro estranho. Esse problema pode ser que o ar condicionado esteja repleto de micro-organismos que agravam doenças respiratórias.
Atenção ao barulhos
Outro sinal muito importante são barulhos que não são recorrentes no seu carro, por isso é importante ficar atento a qualquer som atípico.
Entre as causas mais prováveis estão o atrito da tubulação de gás com outros componentes, gás em excesso no compressor ou falta de torque nele.
Apesar desses serem os problemas mais comuns, é necessário que fique atento a qualquer barulho novo e leve a um profissional para verificar o que é.
Aqui na Ache Peças temos as peças e acessórios necessários para o seu ar condicionado veicular. Possuímos peças automotivas novas e usadas, de diversas marcas nacionais e importadas. Venha conhecer nossos produtos!