BLOG ACHE PEÇAS

COMO TIRAR ARRANHÕES DA LATARIA DO CARRO?

A lataria do carro arranhada é sempre um problema. Se pensar em vender o veículo, ele perde valor, e se quer ficar com ele, fica com aspecto feio. Bom, e se eu lhe disser que existem algumas formas de tirar arranhões da lataria do carro, sem sair de casa.

O que fazer se achar um risco na pintura?

Oficinas e latoarias são especialistas no assunto tirar amassados e arranhões. Eles possuem todos os equipamentos necessários e tem os profissionais adequados para isso. Então, se o seu carro estiver com pequenos arranhões não muito profundos, saiba que você consegue resolver sozinho em casa.

Avalie os riscos antes de reparar

Antes de você decidir o que fazer com o seu veículo é necessário que entenda todos os riscos que vai correr. Quando você identifica uma outra cor no fundo do risco é sinal de que a profundidade atingiu o primer, ou seja, atravessou a camada de verniz e de tinta. Neste caso, esqueça o polimento: você precisará pintar a peça. Passe a unha pelo risco e observe se ela fica presa. Se isso acontecer quer dizer que o risco é fundo, e só o polimento não vai resolver.
Ou seja, se tiver muito profundo é necessário que leve a um profissional. Mas se for superficial pode ser resolvido com lixa, cera ou massa para polimento. Mas só realize o procedimento em casa se tiver segurança do que fazer.

Lave o carro

Antes de iniciar o processo de polimento é necessário que lave o seu carro e elimine todo vestígio de poeira e sujeira. Após a lavagem pegue uma flanela limpa e seca e passe por todo o perímetro do automóvel. Isso serve para eliminar toda a sujeira, grãos de areias, cascalho, poeira e água que podem ter na superfície.

A falta de lavagem do veículo pode causar riscos mais constantes na lataria. Então, mesmo depois do procedimento, é importante realizar a lavagem do carro regularmente para evitar novos danos e incrementar o visual do seu automóvel.

Tirar riscos usando cera

A cera é ideal para riscos pequenos que aparecem no dia a dia. É umas das formas mais comuns e seguras para eliminar os danos do cotidiano. Nem todas as ceras podem ser usadas como removedor de riscos, já que deve ter algum tipo de componente micro-abrasivo que possa trabalhar sobre o verniz e remover os danos. É muito comum que, ao procurar pelo produto, entre nomes como “polidor” ou “removedor de risco”, no lugar de cera automotiva.
Para utilizar esse material, você vai precisar de uma esponja e uma flanela. Aplique uma quantidade ideal na esponja referente ao tamanho do risco no automóvel e realize movimentos circulares até que se espalhe bem. Espere cerca de 5 minutos e retire o produto com a flanela em movimentos circulares para polir.
Para casos de riscos grandes e graves, só um profissional especializado pode trazer de volta a integridade da lataria.

Tirar riscos usando lixa 2000

Ideal para risco médio, em que não tem saliência, mas a unha fica presa ao passar. A lixa 2000 é menos grossa, e é um dos procedimentos mais desgastantes que possa fazer. Por isso, se for usar esse material, é importante que já tenha algum tipo de experiência com o uso.
As passadas da lixa 2000 devem ser realizadas sobre a lataria molhada para diminuir o risco de atrito e desgaste exagerado. Nesse caso, é recomendado o uso de um borrifador na área de risco para auxiliar o processo.

Dicas para proteger a pintura do seu carro

Os automóveis sofrem diariamente com agentes externos que podem trazer danos à lataria, sol forte, dejetos de passarinhos, queda de granizo e galhos de árvores, esses são alguns dos fatores que podem danificar a pintura do seu carro. Se o seu veículo fica ao relento, pegando sol e chuva, isso é ainda mais comum.
Para que a pintura do seu carro se mantenha e siga uniforme e sem danos, existem algumas alternativas para evitar transtornos.

  • Lavagem correta: Manter a lavagem em dia e fazer ela de forma correta é um fator que influencia diretamente na qualidade da pintura. Comece a lavagem sempre de cima para baixo, de preferência com xampu apropriado, luva de microfibra e tecido de algodão. Lave o carro com frequência para não ter acúmulo de sujeira.
  • Aplique cera: Após a limpeza, é fundamental dar um acabamento com uma cera de boa qualidade. A aplicação de cera dá brilho e protege a lataria contra os raios UV; por isso, deve ser feita a cada mês para ter efeitos duradouros.
  • Use produtos adequados: Não adianta saber como proteger a pintura do veículo durante a lavagem sem utilizar os produtos certos. Querosene, detergente, sabão em pó e outros produtos de limpeza domésticos são terminantemente proibidos! Esses itens possuem pH e componentes químicos que danificam a lataria de modo permanente. Portanto, o ideal é usar somente produtos específicos para automóveis.

Se precisar de peças para a lataria do seu veículo, entre em contato com nosso setor de atendimento. Possuímos um amplo acervo de peças de lataria e para todos os tipos de carro. Veículos novos, usados, nacionais ou importados. A Ache Peças atende à todos!

LEIA TAMBÉM...

plugins premium WordPress