BLOG ACHE PEÇAS

ESCAPAMENTO – PRINCIPAIS PROBLEMAS INDICADOS ATRAVÉS DA FUMAÇA E COMO RESOLVÊ-LOS

O escapamento de seu carro pode dar sinais muito úteis de como anda a saúde de seu veículo. É necessário ficar atento a eles porque ignorá-los pode significar prejuízos.

Era uma vez um cara que botou um motor numa carroça e inventou o automóvel.

Na verdade, foi algo um pouco mais complexo que isso. Levou muito tempo para que o motor a explosão, em definitivo, viesse parar dentro do capô de seu veículo.

E com um motor em funcionamento dentro de uma caixa, um problema logo surgiu: a fumaceira que era produzida precisava ser jogada fora. 

Qual a função do escapamento

É intuitivo imaginar que, de imediato, alguém conectou um tubo qualquer na saída do motor para que a fumaça fosse expelida para longe dos narizes mais sensíveis.

Criava-se assim o escapamento.

Quem diria que, de lá pra cá, a indústria automobilística cresceria tanto e toneladas de investimentos, estudos e patentes surgiriam.

O setor hoje movimenta trilhões de dólares, emprega milhões de trabalhadores mundo afora e moldou por um século toda uma sociedade movida a petróleo, borracha e aço.

A tecnologia veio inclusive para analisar essa tal fumaça, com informações e estudos mostrando que o incômodo não era só uma questão de sensibilidade.

Os fumos do escapamento são tóxicos, compostos principalmente por gases venenosos como o dióxido e o monóxido de carbono, muito prejudiciais à saúde.

E falando em saúde, os técnicos descobriram que a própria cor da fumaça oferece parâmetros analíticos de como anda seu motor.

Meu escapamento está soltando fumaça branca, e agora?

Já ouviu falar de fumaça branca? Calma, não precisa chorar.

Se estiver saindo fumaça branca de seu escapamento, pode ser que seja apenas a condensação da umidade do ar que ocorre nos dias frios.

Mas a fumaça branca continua, mesmo depois de algum tempo do motor ligado?

Bom, então pode chorar agora.

Se a fumaça branca persistir é porque o líquido de arrefecimento do motor, que deveria estar circulando com a água, do radiador para as galerias ao redor das partes quentes, foi parar dentro da câmara de combustão.

Se isso está acontecendo, a queima de ar mais combustível está levando vapor de água com refrigerante junto.

Isso vai diminuir o nível do seu líquido de arrefecimento e se o vazamento não for sanado vai fundir seu motor.

O vazamento pode estar na junta entre o cabeçote e o bloco do motor, no próprio bloco ou no cabeçote.

Em qualquer das alternativas há a necessidade de se desmontar o conjunto todo.

Nesse caso, a mão de obra é cara, podendo envolver retífica do cabeçote, do bloco e teste de pressão com líquido revelador de trinca.

Vai demorar e pode ser até economicamente inviável. 

Mas a fumaça é azulada, o que deve ser?

Motor queimando óleo.

É disso que se trata.

Se a baixa do nível envolve a tal fumaça azulada e com cheiro forte saindo pelo escapamento, é sinal de motor cansado, de desgaste excessivo. Problema.

A função do óleo lubrificante é diminuir o atrito entre partes móveis do motor.

Entre cilindros e anéis dos pistões, por exemplo. Peças que trabalham em altas temperaturas e pressões.

O óleo lubrificante tem um tempo de validade, de acordo com as condições de uso.

Se o proprietário do veículo não tiver muita disciplina nas trocas, os desgastes ficarão maiores e as peças vão começar a ficar um pouco “folgadas” em lugares em que deveriam estar perfeitamente ajustadas.

Então o óleo, que deveria formar apenas uma película ultrafina entre as peças, começa a escorrer para dentro de onde não devia: sua câmara de combustão.

Aí três coisas ocorrem:

  1. A queima que deveria ser entre ar e combustível agora tem um terceiro componente: óleo lubrificante;
  2. O cárter começa a ter que ser completado mais frequentemente, pois cada vez mais óleo está sendo queimado, e o nível baixa mais que o normal;
  3. Se o nível do óleo não for completado a tempo, a lubrificação começará a piorar e logo ruídos surgirão. Principalmente advindos de biela e virabrequim. O motor “começará a bater”. Se a coisa toda não for resolvida, o motor pode travar! 

Sem falar do encharcamento de velas e perda de potência associados. 

Então, tá saindo fumaça preta do meu escapamento…

Dessa vez o problema apontado pelo seu escapamento é, possivelmente, associado à uma queima incompleta do combustível misturado ao ar, durante a ignição dos gases.

Se esta mistura estiver incorreta, o combustível será expelido pelo escapamento junto com os gases da queima. Você vai perceber que seu carro parece estar bebendo mais.

Uma mera regulagem de sua injeção eletrônica pode resolver o problema.

Pode ser também que o filtro de ar esteja obstruído. Quem transita muito em estradas não pavimentadas pode ter um problema maior com poeira.

Uma limpeza ou uma troca do filtro pode ser a solução. Simples e barato.
Os custos são bem modestos se comparados aos outros perrengues relacionados à cor da fumaça do escapamento, como visto anteriormente.

Problemas com o escapamento – é bom ficar de olho

É importante manter o escapamento de seu carro em boas condições. Use seus ouvidos para detectar os sons que vem debaixo do assoalho enquanto está dirigindo.
Chocalhos, batidas e baques podem indicar que algum tirante que sustenta o conjunto do escapamento está danificado ou se soltou. Um aumento do volume do ruído pode ser sinal de problemas com o silenciador.
Atente-se principalmente para o cheiro no interior do habitáculo do veículo. Lembre-se que todo esse artigo começou com narizes sensíveis ao cheiro de fumaça.
Ninguém quer ser envenenado por um possível vazamento, certo?

LEIA TAMBÉM...

plugins premium WordPress