O disco de freio é uma peça de formato circular e achatado, que fica presa à roda. É responsável por promover a desaceleração e a parada do veículo por meio dos atritos das pastilhas.
No Brasil, geralmente é comum usar nas rodas dianteiras e utilizar nas traseiras o sistema de tambor.
Qual função do disco de freio?
Eles são montados junto ao cubo da roda e são utilizados para a desaceleração do veículo. A pressão hidráulica aciona um sistema que causa o atrito das pastilhas com a superfície do disco que está em movimento.
O atrito entre essas peças gera a força para reduzir a velocidade. A capacidade de freio e absorção de calor é referente ao seu tamanho. Ou seja, quanto maior a superfície mais eficiente ele é.
Quais os tipos de discos de freio existentes?
Existem 4 tipos de disco de freios, e com diferentes preços e funcionalidades. Variando de carro para carro.
Disco de freio sólido
Esse é o modelo mais comum em carros mais populares, pois possuem menos potência. Consequentemente, se tornam mais baratos. Esse disco geralmente é utilizado na parte traseira, pois ele costuma esquentar mais, falhando nas frenagens inesperadas, podendo ter desgastes precoces.
Disco de freio ventilados
É composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formatos de hélices. Essas hélices auxiliam a resfriar o disco.
Disco de freio perfurados
É constituído por dois corpos, onde no meio estão as hélices que auxiliam na refrigeração. Os furos na face do disco servem para expulsar os gases decorrentes da frenagem. Porém, com a modernização das pastilhas não há tanta necessidade destes furos
Quando trocar o disco de freio?
É recomendado que a cada 40 mil quilômetros rodados seja feita a avaliação do sistema de freio. Nessa fase é muito provável que os discos tenham atingido os limites de uso especificados pelo fabricante. É importante ficar atento a alguns sinais ao frear o veículo que podem indicar a necessidade da troca.
Dificuldade para frear o carrro
Um barulho de ferro raspando ao acionar o freio significa que as pastilhas devem ser substituídas para não danificar o disco. Para manter essa parte do carro em ordem, é importante checar o sistema de freio na frequência recomendada pela fabricante do veículo.
Trepidação ao frear
Quando o disco está muito gasto ou empenado pode provocar trepidações que são sentidas pelo condutor quando o freio é acionado. Os motivos pelos desgastes podem ser diversos, entre elas está o uso de pastilhas de má qualidade, desgaste prematuro pelo uso excessivo, entre outros.
Sendo assim, é muito importante levar a sério o período de revisão e troca da peça. O sistema de freio é uma parte imprescindível do carro, então, sempre que sentir qualquer mudança no desempenho dele no dia a dia procure o responsável pela revisão e realize para identificar possíveis problemas.
Na Ache peças trabalhamos com produtos novos e usados, nacionais e importados, sempre prontos para atender sua demanda.