BLOG ACHE PEÇAS

QUAIS DIFERENÇAS ENTRE DIREÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA?

Sempre comum quando vai sair de viagem é abastecer o carro, lubrificar os pneus, verificar o nível do óleo, mas o que não pode ser esquecido é o nível da água. Se faltar água enquanto o carro estiver funcionando, ele vai superaquecer e trazer danos, muitas vezes, irreversíveis.
Esse problema não deve ser menosprezado. Quando o superaquecimento ocorre, ele pode trazer danos a diversos componentes, ou até iniciar um incêndio. Por isso a importância de entender o motivo do superaquecimento, que pode ir além de só esquecer de colocar água.

Vantagens e desvantagens da direção elétrica e hidráulica

Por conta do modo de funcionamento de cada sistema, existem diferenças importantes na hora da escolha. As diferenças de cada modelo podem ser vistas como vantagens e desvantagens dependendo da sua necessidade.

Direção elétrica

Trata-se de um sistema muito prático que precisa de poucas manutenções e oferece muito conforto, facilidade no manuseio e precisão nas manobras. Por se tratar de um sistema elétrico não exige acessórios como mangueiras e correias. Esse é o sistema de direção mais indicado para carros compactos e de menor potência.

Vantagens

O sistema elétrico de direção não usa a força do motor do carro, isso faz com que economize até 5% de combustível. O consumo pode chegar a aproximadamente 0,6 cavalos de potência ou 470 watts, números bem inferiores ao da direção hidráulica.
A manutenção de direção elétrica é bem mais tranquila por ser um sistema mais simples. Não tem necessidade de troca de óleo, pois não necessita de fluídos e exige algumas revisões periódicas recomendadas de acordo com o automóvel.
Além disso, a direção elétrica contribui para a preservação do meio ambiente, pois não utiliza bomba hidráulica e qualquer tipo de fluido, tornando-se uma alternativa ecologicamente correta.

Desvantagens

Esse tipo de direção tem mais chance de sofrer uma pane elétrica, por exemplo. Isso não quer dizer que o veículo vai travar e vai perder totalmente a direção, mas o manuseio se tornará mais pesado. O custo, nesses casos, pode ser alto.
Apesar de ser considerado um sistema muito eficiente e de conceber bastante estabilidade ao veículo, não existe ligação mecânica entre o sistema de direção e rodas.
É necessário pensar que para desfrutar de vantagens que citamos o valor investido tem que ser alto. Os carros equipados com esse sistema têm valor mais alto do que os com direção hidráulica por oferecerem uma tecnologia mais avançada.

Direção hidráulica

É um sistema um pouco mais complexo, ainda assim exige pouco esforço do motorista, por isso é um dos sistemas presentes na maioria dos carros dos brasileiros. Seu mecanismo facilita diretamente a movimentação das rodas dianteiras do veículo, reduzindo a resistência do volante em manobras.

Vantagens

Uma das principais vantagens é a segurança que atribui ao condutor, por conta da alta sensibilidade ao comportamento do veículo. Além disso, não tem risco de pane elétrica no sistema de direção e mesmo que se estourar um pneu é possível manter um bom controle do veículo.
Os veículos equipados com a direção hidráulica contam com um preço mais acessível do que aqueles com direção elétrica, tanto para a aquisição quanto nas manutenções.

Desvantagens

A estrutura desse sistema é mais pesada e a bomba exige mais força do motor. Isso faz com que o carro perca potência. Sendo assim, esse tipo de mecanismo não é indicado para carros menos potentes, como os 1.0.
Apesar das manutenções desses veículos não serem tão caras, elas têm que ser feitas com mais frequência. Indicado é a cada 50 mil km para troca de óleo, correia, mangueira, polia e alinhamento de direção.
Por esse motivo, sua manutenção pode ser complicada para quem não tem muita familiaridade com os aspectos do automóvel, já que os procedimentos devem ser feitos frequentemente.

Qual a melhor escolha?

No momento de adquirir um veículo avalie os prós e contras para escolher a que melhor se encaixa na sua demanda. Para isso, estudo o preço do veículo e das manutenções.
Porém o mais indicado é fazer um teste com o veículo antes da compra. Afinal de contas, não adianta comprar o veículo mais barato se não conseguir se adaptar ao sistema de direção.
Se necessita de peças para a manutenção do seu veículo entre em contato com nosso setor de atendimento. A Ache Peças conta com um número grande de produtos em seu estoque e busca o que precisa em qualquer lugar do Brasil. Conte com a gente!

LEIA TAMBÉM...

plugins premium WordPress