Sabe-se que uma coisa fundamental na hora de vender ou quando viajar com seu carro é como anda a revisão dele. Veículos bem cuidados mantém o seu preço de mercado, e conseguem compradores com mais facilidade.
Pensando nesses problemas de conservação e manutenção do veículo , além de manter ele com o preço em alta, também mantém a segurança de quem o está usando. Confira algumas dicas para manter a revisão do seu veículo em dia.
Como funciona a revisão
Basicamente, a revisão é uma bateria de exames do seu carro, tipo um check-up. Nesse momento são observados a conservação e funcionamento de todos os componentes, sejam elétricos ou mecânicos.
Após fazer toda essa revisão são averiguados quais os problemas existentes e são repassados para o proprietário para a execução dos possíveis ajustes.
Manter a revisão periódica em dia é outro ponto muito importante. Ela pode ser um pouco chata mas é importante para uma boa conservação.
Qual a importância da revisão
A revisão do carro é extremamente importante para não ter nenhum problema e não ter gastos inesperados. Quando se faz periodicamente a revisão a tendência é que os danos que surgirem são muitos mais baratos e menores.
Quando que é necessário fazer
Geralmente a revisão é feita a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros. Porém, a troca das peças pode variar de cada item.
- Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km;
- Substituição do filtro de ar do motor a cada 15 mil km;
- Substituição do filtro de combustível a cada 15 mil km;
- Substituição do filtro do ar-condicionado a cada 15 mil km;
- Substituição do fluido de freio a cada 20 mil km;
- Substituição das velas de ignição a cada 20 mil km.
Após passar os 20 mil km exigem algumas trocas necessárias a serem feitas, que são:
- Substituição da palheta de PARA-BRISA;
- Verificação do estado das coifas de transmissão e, se necessário, a substituição.
Após os 60 aos 80 mil pode-se incluir;
- Conjunto de pneus;
- Suspensão;
- Manutenção de amortecedor;
- Mangueiras de combustível.
Após os 100 mil;
- Revisão da bateria;
- Dos sensores do motor;
- Do sistema de freios.
O que devo verificar na revisão
Cambagem
A correção da cambagem é necessária em alguns casos. Se acontecer de atingir uma cratera lunar do asfalto em alta velocidade, forçar as rodas da frente no meio fio durante um estacionamento ou alguma colisão.
Filtro de combustível
Os filtros de combustíveis devem ser trocados a cada 10 mil km. Eles são os responsáveis por barrar as impurezas presentes nos combustíveis comercializados nacionalmente.
Sendo assim, você evita o acúmulo e o trânsito de resíduos abrasivos pelo interior do motor, que prejudicam o desempenho do carro.
Se manter essa revisão em dia você não vai precisar passar por processos mais caros, como a limpeza de bicos injetores.
Velas de ignição
Não vai acontecer nada de muito ruim com seu carro se não trocar as velas de ignição. Porém, o motor do seu carro vai perder forças. Isso ocorre porque as velas gastas geram faíscas muito fracas, comprometendo a agilidade do carro na queima de combustível.
Freios
Os freios são componentes fundamentais para o bom funcionamento de um carro.
Dê uma volta no seu quarteirão e deixe os ouvidos atentos a qualquer ruído emitido durante a frenagem. Além disso, note se há alguma resistência/trepidação do pedal ao brecar.
Em ambos os casos, a causa pode ser a vitrificação das pastilhas ou algum outro problema que prejudique o potencial de frenagem do seu automóvel.
E não esqueça de fazer a substituição do fluído do freio a cada 20 mil km.
Pneus
Os pneus em bom estado são importantes para o conforto, estabilidade, performance e segurança.
Pneus carecas e/ou com sulcos bastante gastos são um problema crítico, uma vez que quanto menor a aderência do pneu com o solo, maiores as chances de uma fatalidade.
Para comprar peças para a revisão do seu carro entre em contato com a Ache Peças!